quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O Primo Basílio

Posso afirmar, com muita tristeza, que Eça de Queirós não é o meu autor favorito. Reconheço-lhe todo o mérito, as suas histórias são interessantes, as descrições magníficas...mas confesso que não morro de amores pelo autor de Os Maias, cuja versão em peça de teatro levarei a cena no final deste ano lectivo. Apenas li algo d'Os Maias, e gostei, mas não tive muita paciência para acabar o livro. Li depois a versão adaptada ao teatro, que sendo mais leve, ficou muito mais do meu agrado, sendo que aprecio imenso as críticas à sociedade da época (tão actuais!!!) e as personagens fabulosas. Porém, pensava eu, que não teria vontade de ler mais nada do autor, encerrando o capítulo Eça de Queirós por volta de Junho, mês onde se dará, provavelmente, a última apresentação da peça na qual participarei.

No entanto, hoje, durante a apresentação de um amigo meu (na aula de Português) da obra O Primo Basílio de Queirós, o interesse de ler mais deste autor surgiu, pela primeira vez. Isto é, afinal não é com a versão teatral d'Os Maias, na qual farei de João da Ega, que terminarei a minha jornada pelo mundo queirosiano, sendo que, pelo menos, virei a ler O Primo Basílio, que me pareceu uma obra interessantíssima. =)


Moral da história: Nunca digam que nunca mais lerão nada de um autor, pois que a curiosidade e interesse podem vir bater-vos à porta. (pronto ok...o Dan Brown não conta.)


P.S. Adoro o nariz do Eça de Queirós xD

Sem comentários:

Enviar um comentário